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Apagão em software terceirizado da Microsoft paralisa voos, afeta bancos, Telecom, canais de TVs e outros serviços essenciais
A falha nos computadores de empresas começou a ocorrer na quinta-feira, 18/07.

De acordo a Reuters e suas fontes do governo britânico, o problema acontece o software Falcon Crowdstrike em máquinas virtuais operando no Windows.
Com isso, o computador fica em fase de reinicialização, a famosa tela de erro azul chamada Blue Screen of Death (BSOD).

Como muitos setores de atividades adotam o mesmo software, falhas de TI podem paralisar um grande número de empresas ao mesmo tempo.

De acordo com o jornal New York Post, a Microsoft disse que a falha foi consertada nesta sexta-feira, 19/07, porém o impacto pode afetar serviços como Office 365 e outros serviços.

Conforme o canal de notícias Reuters, o CEO da empresa Crowdstrike comentou que não é um incidente de segurança ou ciberataque.
Ainda de acordo com o canal, as falhas têm sido relatadas com início nos Estados Unidos e replicando para países como Alemanha, Espanha, Singapura, Holanda e mais países.

O portal de notícias BBC informa que a Microsoft "está ciente da falha em plataforma de software terceirizado. Nós avisamos que uma solução está por vir".

O que é a Crowdstrike?

CrowdStrike é uma empresa de segurança cibernética sediada nos Estados Unidos, conhecida por oferecer soluções avançadas de proteção contra ameaças cibernéticas. Fundada em 2011 por George Kurtz e Dmitri Alperovitch, a empresa ganhou destaque por seu software de detecção e resposta de endpoint, conhecido como Falcon Platform.

A Falcon Platform da CrowdStrike utiliza inteligência artificial e aprendizado de máquina para identificar e responder a ameaças cibernéticas em tempo real. Ela é projetada para proteger endpoints (como computadores, laptops e servidores) contra malware, ransomware, ataques de phishing e outras ameaças avançadas.


A recomendação da LabDisk Recuperação de Dados

Quando o computador fica em tela azul, tela preta, tela de reinicialização ou tela congelada com mensagens de erros, o sistema operacional não abre e os usuários não conseguem acessar seus dados.

Apesar desta falha do Crowdstrike estar sendo analisada em máquinas virtuais operando windows, fica a nossa recomendação aos clientes de fazerem cópias de segurança para outras mídias, além do computador.

Recomenda-se sempre armazenar seus dados em pelo menos duas mídias diferentes, principalmente em HDs externos portáteis. A dica não se limita apenas aos usuários que sofreram hoje o impacto com a falha do sistema operacional, mas usuários em geral de computadores, notebooks e celulares.

A cópia de segurança para mais mídias ajuda a prevenir perdas de dados ou a perda de acesso aos dados. Então, aproveite e faça seu backup para mídias diferentes.

Caso o seu computador, notebook, servidor ou HD externo não consiga mais ter acesso aos dados, recomendamos que interrompa qualquer atividade e que envie a mídia ao nosso laboratório.

O diagnóstico de recuperação de dados é feito na hora e sem compromisso.

Este post será atualizado conforme os principais canais de notícias do mercado.


Fontes: UOL, Reuters, Deutsche Welle, BBC, NYPost
https://www.dw.com/pt-br/falha-global-de-ti-paralisa-diversos-setores-essenciais/a-69710901
https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2024/07/19/apagao-global-microsoft.htm
https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2024/07/19/microsoft-falha-apagao-cibernetico.htm
https://www.bbc.com/news/articles/cp4wnrxqlewo
https://www.bbc.com/portuguese/articles/cjr4l9ndd4do
https://www.reuters.com/technology/global-cyber-outage-grounds-flights-hits-media-financial-telecoms-2024-07-19/
https://nypost.com/2024/07/19/tech/microsoft-cloud-outage-causes-airlines-to-ground-flights/

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