Seu HD não acessa mais os dados?

Recuperação de Dados é com a LabDisk

Diagnóstico na hora e sem compromisso

Altíssimos índices de sucesso

Recuperação de Dados de HD, SSD, RAID e demais mídias

Sem dados recuperados, sem taxas. Consulte condições.

Por que usar programa de Antivírus?

Publicado em 10-08-2022

Nossa dica de hoje é sobre o uso de programas de antivírus e sua atualização de proteção.



Uma das principais ferramentas que todo computador, notebook e servidor deveria ter é: Antivírus.



E, com base nos atendimentos que fazemos diariamente em nosso laboratório de recuperação de dados, temos muitos relatos de clientes que ainda navegam sem nenhum tipo de proteção. Esse tipo de vulnerabilidade deixa o computador exposto a diversos tipos de infecção e invasão digital.



Caso seu computador tenha antivírus já instalado, acompanhe sempre se sua versão está atualizada com as definições mais recentes de proteção. E recomendamos também a leitura do post para não deixar nenhuma dica passar batido.



Como funciona o programa de Antivírus?

O antivírus é um software/programa de computador desenvolvido especificamente para oferecer maior proteção quando se usa o computador. O software detecta o arquivo malicioso e avisa quando você foi exposto a algum tipo de vírus e malware. Geralmente, inibe o arquivo e coloca direto em quarentena. Porém, certas versões podem pedir permissão do usuário para excluir o arquivo ou tentar regenerá-lo. Além dessa proteção, o software contém uma rotina que checa os arquivos com frequência para detectar arquivos infectados por algum tipo de código malicioso.

Por que instalar um programa de antivírus?

Instalar um antivírus é super importante para evitar que vírus, malwares ou códigos maliciosos, explorem a vulnerabilidade do computador para roubar dados do usuário e causar prejuízos.

Além disso, a presença de antivírus previne boa parte das invasões e infecções de arquivos pessoais e profissionais. Ou proteger de variações de vírus que exclui e deleta seus arquivos e pastas, sendo necessário fazer uma recuperação de dados apagados.



É bem comum a infecção de dados ao navegar em sites desprotegidos e abrir links de e-mail que estão com vírus. A vulnerabilidade sem antivírus é a mesma, seja usando um site de e-mail conhecido ou usando softwares de e-mail já instalado no computador.



Os computadores mais modernos podem contar com uma versão trial/demonstrativa. Mas essas versões expiram ou não tem a versão completa de proteção (como e-mails, navegação e firewall).



Por mais que o usuário saiba navegar na internet, há sites que mascaram links e abrem páginas com códigos maliciosos para captar informações pessoais e fazer mau uso desse tipo de informação.



Ainda por cima, é comum recebermos e-mails de familiares e amigos. Há os tipos e-mail fakes e spams que simulam vir de pessoas conhecidas, justamente para aproveitar a distração do usuário e inserir códigos maliciosos para também fazer mau uso de informações.

Afinal, qual antivírus devo usar?

Para lhe ajudar, a LabDisk separou algumas empresas que vendem antivírus para melhorar sua proteção do computador:



  • Avast
  • AVG
  • Kaspersky
  • McAfee
  • Norton


Todos os softwares tem diferentes valores e níveis de proteções. Então, fica particularmente a critério do usuário instalar um software que adeque ao bolso e suas necessidades de proteção.

Após a instalação do antivírus, cheque com alguma frequência se a versão está atualizada com as definições mais recentes de proteção.

Apesar de existirem versões que atualizam automaticamente, quando você desabilita o wi-fi ou fica sem internet, a atualização pode ser adiada e o usuário fica sem saber quando foi a última atualização baixada.

Curtiu essa dica da LabDisk? Siga nosso instagram para novidades ou leia nosso blog para ficar mais informado e protegido.

Quer ler mais dicas do nosso blog? Acesse aqui.

Palavras-chave:

Fale com a Lab